sábado, 19 de junho de 2010

Saramago

" O filho de José e Maria nasceu como todos os filhos dos homens, sujo do sangue de sua mãe, viscosos das suas mucosidades e sofrendo calado. Chorou porque o fizeram chorar, e chorará por esse mesmo motivo e único motivo. "
( José Saramago- 1922/2010 )

Em 1998, Saramago se tornou o primeiro e único escritor em língua portuguesa a receber o Nobel de Literatura. Comunista convicto o estilo de escrita do escritor era caracterizado entre outras experimentações de linguagens, pelos parágrafos muitos longos e o uso incomum de pontuações.

No ano de 2008 o cineasta brasileiro Fernando Meireles ( de "Cidade de Deus" ) levou para o cinema o livro "Ensaio sobre a cegueira", que conta a história de uma epidemia branca que cega as pessoas. Normalmente avesso a adaptação de suas obras, Saramago aprovou o trabalho de Meireles.

Seu romance " O evangelho segundo Jesus Cristo", de 1991, foi duramente criticado pela Igreja Católica e foi proibido em Portugal no ano seguinte.O romance (trecho acima) mostra um Jesus humano, com dúvidas, fraquesas e conversando com um Deus cruel. Em um dos episódios, jesus perdia sua virgindade com Maria Madalena.

Por conta da proibição do livro, em 1993 ele decide se mudar para a Ilha de Lanzalote no arquipélago espanhol das Canárias, onde ficou até morrer, sempre acompanhado de sua segunda mulher a jornalista e tradutora espanhola Pilar del Rio.

Uma dica:consulte o blog http://www.blogdacia.com.br/

Nenhum comentário: